domingo, 18 de dezembro de 2011

Web 2.0 e as empresas

Aproveitando a deixa da apresentação do meu grupo de Comunidades de Prática, MBA na UNA, na matéria de gestão do conhecimento, falando sobre web 2.0, vou escrever algumas linhas sobre o assunto e o que ficou de legal desta aprendizagem somado há algumas idéias que podem ser usadas nas empresas como forma de melhorias.

Afinal, web 2.0 é uma jogada de marketing ou realmente uma evolução das tradicionais mídias e sites WWW, formando uma 2ª geração da web? Do ponto de vista empreendedor, ótima visão de quem percebeu a evolução dos sites e comportamento dos internautas, que antes os provedores de conteúdo somente escreviam textos, publicando noticias, onde os conceitos para os leitores ali já estavam prontos, mas desde 2004, data do surgimento do conceito web 2.0, dito pela 1ª vez pela empresa O'Reilly Media, já descrevendo que todo o conteúdo pudesse ser compartilhado, seguido e editado pelos próprios leitores.

A web 2.0, posso dizer que ela tem sua maior força nas redes sociais, em plataformas “wikis”, termo que veio da língua havaiana, palavra wiki-wiki, que quer dizer rápido. Temos um ótimo exemplo, que é a wikipedia, muito usado hoje para consultas a fim de encontrarmos significados onde os termos podem ser editados por seus usuários.

Mas, como podemos usar ferramentas da web 2.0 nas empresas? Um simples grupo de discussão dentro da intranet posso dizer que é uma web 2.0, poder falar, compartilhar idéias, refletir sobre aquele tema poderá levar a resultados incríveis. Se for viável, você ainda pode criar grupos de discussão dentro das redes sociais, como facebook ou ning, explorando ainda melhor seus aplicativos.  Se sua empresa tem algum problema de informação e não sabe como passar isso ao seu cliente ou funcionários, chame-os para conversar. Gil Giardelli, disse que, “se você chamar as pessoas para te ajudar elas virão”, então, aproveite a nuvem que está ai, e se engaje nesta idéia revolucionária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário