sábado, 24 de setembro de 2011

O que meu emprego tem a ver com redes sociais?



Se você fizer uma busca simples no Google colocando "redes sociais + emprego" e selecionar última semana como opção de filtro, a primeira notícia que aparecerá é a de que foram gerados, após a criação do FACEBOOK, mais de 182 mil empregos diretos e indiretos nos EUA. Pessoal , isso é fantástico, inovar principalmente nas redes sociais pode-se gerar uma nova economia e uma nova oportunidade profissional. Quem diria que fazer aplicativos para uma rede social faria alguém ganhar dinheiro? Muitos querem conhecer a sua ideia, por que não tentar?


Por outro lado, é preciso tomar muito cuidado com seus perfis de twitter, blog, orkut e facebook, estes que estão mais na moda atualmente. As empresas hoje, tem cada vez mais utilizado conhecer a fundo os funcionários que estão galgando uma vaga em sua empresa, e utilizam das redes sociais muitas vezes como fator determinante na contratação do candidato. Faça um teste, jogue seu nome completo no Google, o que aparece? É isso que provavelmente quem está lendo vai saber de você. Algumas dicas são importantes, tais como: jovens que gostam de tomar aquelas a mais e postar fotos caindo de tão ruim que está, para você e seus amigos pode ser legal, mas será que para seu líder ou recrutador será? Ou se postarmos algo assim numa sexta-feira: -Graças a Deus chegou a sexta-feira, não aguentava mais. Ou se for uma segunda-feira e tuítar assim: Que venha a sexta rápido! Pessoal não é proibição, a internet e principalmente as redes não foram feitas para isso, mas entendam que num twitter ou facebook quem é seu amigo ou  te segue pode ler o que você posta, ainda mais se seu perfil for público. A ideia do google plus pode se tornar daqui algum tempo uma tendência, pois você consegue direcionar para determinados círculos o que as pessoas podem ler, circulos são grupos de vínculo, como: amigos, faculdade, conhecidos, trabalho. Pode ser uma opção, mas isso não esconderá o que você é ou faz no dia a dia, por isso tome cuidado, nem todos gostam das suas aventuras ou de ver suas roupas em trajes nada formais. Pensem bem antes de aceitar alguma pessoa no seu perfil.

Outra dica que parece obvia, mas muitas pessoas ainda cometem este erro: Não fale mal da sua empresa, você gostaria que alguém falasse mal de você? Não mesmo, então, seu líder, gerente ou presidente também não gostará, fique ligado nisso! As empresas 2.0 já monitoram seus funcionários na web, não no intuito de barrar algum tipo de comentário ou publicação, elas não tem este poder, mas monitoram para identificar aqueles que realmente estão ligados nas diretrizes da empresa e do perfil que cada empregador quer ter ao seu lado. Juízo moçada!!!

Galera, tenho falado sempre em inovar, e reforço, a nuvem não para, ontem ICQ hoje MSN, Facebook, Twitter e logo outros surgirão. Esteja preparado, e quando algo novo surgir seja o primeiro a conhecer e aprender, as mídias sociais são assim, quem sabe primeiro, ou consegue criar algo novo larga na frente para conquistar novas oportunidades! ; )

Grande Abraço!!!


Diego Marques

2 comentários:

  1. Oi Diego!
    Adorei o seu blog também!
    Vou ficar de olho! ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. ola diego, vou usar seus textos na minha aula sobre internet, algum problema? lhe enviei uma DM no twitter, me responda por favor.

    obrigado!!!!

    ResponderExcluir