sábado, 10 de setembro de 2011

Viver em Redes Sociais, estamos preparados?

Ola pessoal,

Será que rede social é um modismo, um complemento das nossas vidas reais, uma oportunidade de sermos o que não conseguimos ser no dia a dia ou nada mais que nós mesmos literalmente?

Algumas pessoas temem as redes sociais pelo fato da exposição e preferem criar perfis apenas para acompanharem o que os outros estão postando, será isso legal? Rede social em sua definição no Wikipedia diz que: "Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns". Tenho a idéia de que estar numa rede social não para observar ou monitorar, as pessoas deveriam compartilhar conteúdo, ajudar a quem precisa, inovar e principalmente não ter medo de errar. Se errou peça desculpas e tente novamente, não faz mal algum. Podemos ser na web o que somos na vida real, ou apenas um observador que dificilmente entenderá o que uma pessoa diz, reclamando, elogiando, colocando uma posição, se ela mesmo não participa, não contribui para que aquele conteúdo tenha uma outra opinião. 

Quando você tem um grupo de amigos ou comunidades em comum no Facebook, orkut e blogs por exemplo, você tem pessoas com a mesma afinidade que você, que pode ser seu amigo porque é seu vizinho, ou participar de uma mesma comunidade do orkut como "Já acordo com vontade de dormir" . Ai podemos pensar o que é isso relacionado a nossa vida real? Por exemplo, meus amigos num bar é uma rede social, um bar que gosto outras podem gostar e tornar uma comunidade, um tipo de bebida que tomamos muitas pessoas podem gostar, então pessoal, onde existe mais de 1 pessoa em comum considere uma oportunidade de conexão e de sim ser rede social.
Falando um pouco de ética, que julgo de fundamental importância na web, temos que ter o conhecimento de que difamar e caluniar é crime, e isso tem abertura para processo na justiça. Internet não é terra livre como muitos pensam, não podemos postar o que queremos da forma como julgamos literalmente. Cuidado, livre arbítrio e liberdade de expressão é uma coisa, falar que alguém é ladrão faz quadrilha é outra! 

Aproveitem pessoal, criem, inovem, e como diz Gil Giardelli, ESTAMOS EM BETA! É uma oportunidade sensacional de nos aproximarmos, de criarmos vínculos e nos tornarmos uma sociedade mais consciente e responsável socialmente.

Grande abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário